30 de maio de 2009

Ciúme

ci.ú.me

sm (lat vulg *zelumen) 1 Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 2 Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 3 Ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem-sucedido, ou contra o possessor de uma vantagem material ou intelectual cobiçada. 4 Bot Arbusto asclepiadáceo, denominado também capulo-de-seda, flor-de-seda, bombardeira (Calotropis procera). 5 Bot Arbusto asclepiadáceo (Calotropis gigantea).

Eu sinto ciúmes. Acredito que você também sinta. Como também acredito que ciúmes possui diversos graus. Diversos tipos. Diversos motivos.

Creio que o ciúme é justificável, mas não tem razão. Se houvesse razão para a desconfiança então é uma suspeita. Normalmente ciúme é exatamente o que é: ciúme.

Não concordo que sou ciumenta. Sentir e ser são coisas diferentes. Se sinto, significa que as vezes ocorre. Se sou, é uma característica intrínseca e irremediável.

Tem gente que acha que quem ama sente ciúmes. Tem gente que não suporta ciúmes. Tem aqueles que fingem não sentir, mas se remoem antes de dormir. E tem aqueles que demonstram para quem quiser ou não saber.

Ciúme.
Eu sinto ciúmes. Sinto ciúmes de namorado, de amigo e até de cachorro. E sentem ciúmes de mim (inclusive o cachorro).

Podem dizer que não é um sentimento bom.
O ciúme vem acompanhado as vezes de ressentimento, de raiva, de inveja ou de medo. O objeto de ciúme se sente valorizado. Ou então invadido. Mas sente também. Acho improvável que seja indiferente.

O ciúme insita a imaginação. Diversos pensamentos nascem, principalmente com "Será" e "Por que" no início. Quando o ciúme passa, normalmente vem o "Ë que pensei que..."


O cíume, por mais infudado que seja, é natural. Faz parte.
Claro que com moderação. Mas afinal, tudo na vida não requer uma certa dose de moderação?

Então, sintamos nossa dose de ciúmes.

5 comentários:

  1. É como você disse: depende da dose!
    É bom ver que alguém sente ciumes de você, mas quando é demais, a situação fica fora de controle.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo quando você diz que o ciúme não tem razão. Óbvio que eu não sou burro de levar meu argumento do particular ao universal, mas o ciúme é o sentimento que provem de algo que julgamos ser nosso. Não é necessário haver razão, só o olhar de um homem para a minha namorada já me deixa enciumado. Mas sei que isso é algo desgastante, portanto, junto-me aqueles que se remoem antes de dormir. Mas eu me mutilo sabendo que a culpa é minha. Sei que minha rigidez não dá muito espaço para sentimentos mais nobres, meu ciúme é violento. Entretanto, acho que saber reconhecer minha posição é algo bom para lidar com a sensação. Só que o ciúme se reinventa junto com o relacionamento. É natural, como você disse.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara...
    Hoje indo pra facu eu fiquei pensando...
    Dizem que o amor tá perto do ódio...
    E que o ciume tá proximo da inveja...
    Se odiar é pecado e inveja também...
    Não devemos amar, nem ter ciumes (;

    ResponderExcluir
  5. Não sei se acredito neste maxima: "um pouco de ciumes sempre faz bem". é como se fosse natural eu acreditar que sentir um pouco de odio, raiva, por uma pessoa que eu amo fosse normal. Ciumes é uma coisa ruim e ponto. Não tenho certeza disso que eu escrevi, tambem não estou falando que eu não sinto, ou não tenha gostado de ser alvo ciumes. só acho que certos sentimentos - como o ciume - podem ser mais destrutiveis do que nos pensamos.

    ResponderExcluir

Devaneie.