16 de maio de 2009

Amigo

amizade
s. f. 1. Afeição recíproca entre dois entes. 2. Boas relações.

Várias citações me veem a cabeça quando penso em amigo. Lembro-me da música "amigo é coisa para se guardar, do lado esquerdo do peito". Lembro-me das palavras de Vinicius de Moraes: "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos". Ambas citações vão além da definição do dicionário. Mas as duas também generalizam.

Cada amigo é um amigo. Tem amigo de infância e amigo daquelas férias de verão. Tem a turma da balada e a galera que chama sua mãe de tia. Tem amigos e amigos.

Ou não.

Amigo não depende da situação e amigo não se define pelo tempo. Amigo é isso: amigo. Assim como mãe, no fim das contas, é mãe. Independente de como seja a sua. A palavra amigo deveria bastar, se justificar por si só. Não há dúvidas, é entrega, confiança e cumplicidade.

Ou não.

A confiança não vem do nada. Os mais brandos diriam que é inocência confiar em quem não se conhece. Os mais duros diriam que é tolice. Eu digo que é um risco. Tem gente que vê amigos como a família que escolhe. Mas não sei se é possível comparar a relação familiar com aquela tida com amigos. Ou então, comparar o amor.

Ou não.

Tem amigo que se reconhece. Há uma identificação, um complementar. Parece que tem gente que nasceu para ser nosso amigo.

Ou não.

Podemos conhecer a pessoa por anos e aos poucos, e quando digo isso é bem aos poucos mesmo, se torna um amigo.

Ou não.

Tem amigo que era o melhor amigo um dia. Mas o caminho comum se dividiu em dois, e o melhor amigo se tornou um bom amigo. Que se tornou um conhecido. E então uma lembrança.

Ou não.

Tem gente que acredita que amigos verdadeiros fazemos poucos na vida. Não há o melhor amigo e um bom amigo. Há O amigo. E só ele.

Ou não.

Amigo.
As vezes me sinto cheia de amigos, as vezes sem nenhum.
Na maior parte das vezes me sinto satisfeita com a amizade.

Satisfação, riso, confiança e ternura.
Uma boa receita.

5 comentários:

  1. Também acredito que confiar em amigos é um riscos do qual corremos. Já perdi amizades de 12 anos, por me "trairem", mas se eu tomar isso como exemplo, vou viver com um escudo, impedindo que qualquer outra pessoa se aproxime de mim por falta de confiaça.
    Tempo de amizade não significa nada.

    Concordo com você ao dizer que:
    ''A palavra amigo deveria bastar, se justificar por si só.''

    :*

    ResponderExcluir
  2. Difícil definir amigo. Difícil comentar sobre amigos. Amizade é um sentimento estranho. Pode sobreviver a anos de separação. Pode ser um sentimento que você sente por uma pessoa que você acha absurdamente escrota, mas que te faz bem como amigo. Não sei! Não tenho o que dizer. Minhas análises frias estão suspensas! Amizade sente-se e só. Não é possível compreendê-la. E você passa isso bem no texto.

    ResponderExcluir
  3. acho que você foi feliz em lembrar dos amigos que passam e deixam. lembranças, bons momentos...
    nem sempre amigo é sinônimo de toda a vida.
    porém tem sempre aqueles que agente sabe que vai ser todo o sempre.

    ResponderExcluir
  4. Poema do amigo aprendiz
    Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
    Nem tão longe e nem tão perto.
    Na medida mais precisa que eu puder.
    Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
    Da maneira mais discreta que eu souber.
    Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
    Sem forçar tua vontade.
    Sem falar, quando for hora de calar.
    E sem calar, quando for hora de falar.
    Nem ausente, nem presente por demais.
    Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
    É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
    E por isso eu te suplico paciência.
    Vou encher este teu rosto de lembranças,
    Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir

Devaneie.