8 de junho de 2009

Lar

lar
sm (lat lare) 1 Lugar na cozinha em que se acende o fogo; lareira; fogão. 2 Superfície do forno onde se põe o pão para cozer. 3 Face inferior do pão, que fica assente sobre a superfície do forno. 4 Torrão natal; pátria. 5 Casa de habitação. 6 Família. sm pl Nome dos deuses familiares e protetores do lar doméstico, entre os romanos e etruscos. L. doméstico: a casa da família.

Lar, ao meu ver, é onde, ao abrir a porta, tiramos nossos sapatos e máscaras.
Dentro do lar podemos ficar a vontade, física e emocionalmente. Não temos que fingir termos o controle da situação ou sermos competentes. Não precisamos ser elegantes ou usar maquiagem. No lar você é respeitado mesmo de pijama de flanela.

No lar está todo o meu mundo. Ou pelo menos a parte que mais importa. Estão minhas pilastras e minhas certezas. Minhas lembranças e minha história.
O lar não é necessariamente o local onde residimos. Pode ser o lugar onde nos encontramos. A casa de um amigo. A casa da .


Hoje estou com a forte sensação de perda de lar. Sei que as lembranças não podem ser arrancadas de mim. Mas sinto a dor de perda.
Perda do cheiro de bolo no forno pela casa. De acordar com risadas escandalosas vindas da cozinha. Do som do cachorro no quintal. De fechar as janelas as 18h para não entrar pernilongos. De voltar a noite e ver a luz da garagem acesa. Da chuva pela janela, molhando o jardim. Do sofá com o braço gasto. Do órgão com as teclas falhas. Dos cristais que nunca encostei. Do tapete que tanto pisei. Sinto a dor da perda.

O lar está dentro de mim. E temo perdê-lo aos poucos. De não lembrar dos quadros das paredes. Do sabor das balas escondidas no armário.
Por mim o manteria sempre lá, guardando minhas lembranças. Zelando minha saudade.

Mas o rio tem o seu fluxo. E o que era meu lar deve se tornar o lar de outro. E lá outro criar sua história. São ciclos que se fecham e ciclos que se abrem.

Espero que cuidem bem do meu velho lar.

Um comentário:

  1. Perfeita a relação de fisiologismo que você, em poucas palavras, criou entre o lar/casa e o lar/nós mesmos.

    ResponderExcluir

Devaneie.