29 de junho de 2009

pobreza

po.bre.za


sf (pobre+eza) 1 Estado ou qualidade de pobre. 2 Estreiteza de posses, de haveres; falta de recursos, escassez. 3 Sociol Situação em que o nível de vida do indivíduo ou da família se acha abaixo do nível médio da comunidade tomada como referência. 4 Indigência, miséria, penúria.


Não entendo a pobreza. Acredito que ninguém entenda, inclusive o pobre. Principalmente porque não é pobre só aquele que não tem dinheiro.

A pobreza é invisível. E pobre é, também, aquele que não a vê. Passa pela rua e não vê ninguém pedindo ajuda. Ou até vê, mas abaixa a cabeça e em poucos segundos esquece do que viu.

O pobre entende mais de dinheiro que o economista, pois é aquele que menos tem que sabe fazê-lo durar mais. Pobre é, também, aquele que não entende o valor do que tem.



Hoje vi uma senhora vendendo chocolate na saída da estação de metrô. Estava de pé, visível. Mas ninguém a via. Eu, não a vi quando saí da estação. Só reparei porque esperava alguém por lá. Ela não chamava as pessoas para comprarem chocolate. Estava só parada, com olhar distante e uma caixa na frente. Quanto aqueles olhos cansados já haviam visto naquela vida. Ela deveria ter pelo menos o triplo da minha idade. E um olhar vazio. E com aquele olhar me senti vazia. Me senti pobre. Pobre de espírito.


Quem então não é pobre, de um jeito ou de outro?

3 comentários:

  1. A parte final do post valeu por mil e um blogs por aí.
    Daneios diários que temos pelas ruas, momentos observados e sentidos são incríveis.
    Possuem uma avalanche de sentimentos.

    Até! :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. realmente o fim foi à altura da sua qualidade..
    e o dudu, foi abandonado?

    ResponderExcluir

Devaneie.