22 de junho de 2009

Insônia

in.sô.nia

sf (lat insomnia) 1 Falta de sono. 2 Dificuldade de dormir; vigília; anipnia. Var: insonolência.

A insônia para mim é um paradoxo. Você se sente terrivelmente cansado, por não dormir. E terrivelmente desperto, para dormir.

É durante minha insônia que tenho meus maiores e, talvez, melhores devaneios. Infelizmente como estou deitada no escuro torcendo para dormir eles morrem antes de virarem palavras e frases concretas. E, claro, se não escrevemos logo nosso devaneio, ele se perde e se funde à pensamentos ainda não pensados.

Talvez se desistisse dessa coisa tola e desnecessária que é dormir já houvesse escritos livros fantásticos. Claro que também teria muito mais olheiras do que tenho agora. Isso é uma questão de escolha.

Como sempre me disseram que devo dormir 8h por dia, insisto na tentativa. Mas a cada noite parece haver uma nova batalha em minha cama.

A insônia não é simplesmente a falta de sono. Afinal sono é o que não me falta. Porém é na insônia que temos nossos maiores medos, anseios e conflitos interiores. Nascem aqueles pensamentos que não podem ser divididos com mais ninguém. Pensamentos tão assustadores que te impedem de dormir.

Sono, decididamente é o que não me falta. O problema é o que sobra.

Sobra imaginação.

Um comentário:

  1. Que paradoxo estranho é mesmo a insônia. Nada pior que formular todo um pensamento, uma crítica ou uma poesia e ser vencido pelo sono que chega na hora errada ou pelo esquecimento hiperativo da insônia.

    ResponderExcluir

Devaneie.