21 de maio de 2009

Tempo

tem.po
1. Série ininterrupta e eterna de instantes. 2. Medida arbitrária da duração das coisas. 3. Época determinada. 4. Prazo, demora. 5. Estação, quadra própria. 6. Época (relativamente a certas circunstâncias da vida, ao estado das coisas, aos costumes, às opiniões). 7. Estado da atmosfera. 8. Por ext. Temporal, tormenta. 9. Duração do serviço militar, judicial, docente, etc. 10. A época determinada em que se realizou um facto ou existiu uma personagem. 11. Vagar, ocasião, oportunidade.

Assim como estamos presos à necessidades básicas, como comida, ar e água, estamos presos ao tempo. Me pergunto se sempre foi assim. Me pergunto se para todos é do mesmo modo, a mesma prisão.

Estamos tão presos ao tempo que não percebemos o tanto que ele nos rouba. Achamos normal o trânsito. Podemos até reclamar, mas continuamos nele, dia após dia.
Cumprimos horários e cronogramas. Muitas vezes determinados pelos outros, e nem reparamos nos horários que nós mesmos deveríamos seguir.
Quantas pessoas dormem diariamente sem despertador? Se deixam acordar naturalmente, quando o corpo se julga descansado o suficiente para um novo dia.
Quantos veem o relógio como peça fundamental do vestuário? Que são capazes de esquecer de por o sapato, mas jamais do relógio.
Estamos presos no tempo. Você tem que cumprir oito horas de serviço. Você só pode almoçar durante uma hora. Você obedece. Você é.
Alguém, há muito tempo, definiu os anos, os dias, as horas, os minutos e os segundos. Mas não definiu o instante. Ainda bem. Tem coisas que o tempo não dita a regra. A hora certa é simplesmente a hora que acontece. Como o Amor.
Acredito que quanto mais instante vivemos, mais plenos nós somos.
Se o relógio nos escraviza é o momento de guardá-lo no criado-mudo. Experimentar caminhos novos. Dormir quando sentir os olhos pesados. Aproveitar as flores na primavera e o cachecol no inverno.
Pensar em tempo só quando olhar para cima e decidir levar o guarda-chuva. Ou então, deixá-l0 em casa, e viver o tempo que for.

3 comentários:

  1. nunca tinha me passado pela cabeça a idéia de só pensar em tempo quando fosse pra decidir sobre o guarda chuva.
    ler o que você escreve me espraia as idéias.

    ResponderExcluir
  2. Por fim, somos escravos do tempo..

    ResponderExcluir
  3. Ninguem nunca definiu o que é um instante porque é imensurável, ou melhor é variavel. Já parou pra pensar, por exemplo, que o instante que precede o primeiro beijo de uma criança parace durar horas... que o instante em que recebe uma má noticia também dura muito tempo, e as vezes é eterno. É isso que faz com que o instnte seja tão especial, não saber quanto tempo ele irá durar.

    ResponderExcluir

Devaneie.