29 de março de 2009

chuva

chu.va
sf (lat pluvia) 1 Meteor Vapor d'água, condensada na atmosfera, que se precipita sobre a terra em forma de gotas. 2 Água que cai das nuvens. 3 Tudo que cai do ar em abundância: Chuva de cinzas. 4 Abundância, ocorrência simultânea e sucessiva de muitas coisas: Chuva de pedidos. 5 Bebedeira, embriaguez. sm gír Indivíduo que se embriaga com freqüência. C.-criadeira, Reg (Nordeste): chuva miúda e contínua. C.-de-caju ou c.-de-rama: chuvas que, no Norte do Brasil, caem em setembro e outubro e favorecem a maturescência dos cajus. C.-de-ouro, Bot: a) planta orquidácea (Oncidium flexuosum), também chamada de canafístula-verdadeira; b) planta ornamental, da família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas (Laburnum vulgare ou Cytisus laburnum). C. de pedra, Meteor: precipitação de granizo; saraiva, saraivada, granizada. C.-dos-imbus: o mesmo que camboeira. Estar na chuva: estar embriagado.

Sempre que chove imagino o que outras pessoas, conhecidas ou não, estão fazendo.
Sempre que chove me imagino em outro lugar, com inveja daqueles que possívelmente lá estão.

Tem vezes que estou na rua, e fico me imaginando em casa, no seco, agasalhada. Talvez embaixo das cobertas vendo um filme, ou então tirando aquela soneca negligente de meio de tarde.
Tem vezes que estou dentro de casa, me sentindo presa. E fico me imaginando na rua, livre, de braços abertos, recebendo infinitas gotas em meu rosto risonho.
Tenho a impressão que a chuva atiça minha imaginação.

Quando ouço o barulho da chuva imagino sempre coisas boas. Ou pelo menos líricas. Nada de enchentes, e desgraças. Talvez por já ter passado por uma.
Quando ouço o barulho da chuva tento imaginar como é a vida de cada gota alcançando o seu fim. Pode ser na calçada ou sobre um guarda chuva lilás de bolinhas em cima de um casal apaixonado.
Tenho a impressão que a chuva atiça minha imaginação.

As vezes ponho a mão para fora da janela só para sentir a vida encostar em mim. Quando criança já cheguei a pensar que a chuva eram lágrimas de São Pedro, por isso poderia sentir sua tristeza se agarrasse cada dor com as mãos.
Imagine que bom seria, se pudessemos dividir a dor com alguém apenas segurando suas lágrimas?
Infelizmente ele continua chorando.
Tenho a impressão que a chuva atiça minha imaginação.


A chuva me traz saudade e lembranças de outros dias chuvosos.
O que fez no último dia de chuva?
Lavou tristezas ou regou alegrias?

Atiça a imaginação.

6 comentários:

  1. Sou um apaixonado pela chuva. E tenho isso de enquanto chove ser teletransportado em pensamento pra outros lugares. Hehehe! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. A chuva se faz presente na boca das pessoas quando está ausente.
    Mas quando resolve aparece, todo mundo quer ver ela longe.

    ResponderExcluir
  3. Últimamente 'minhas' chuvas tem lavado minhas tristezas! Não, não falo isso com pesar! ;)

    Pelo menos ainda chove!
    rs!

    ps.: sei que uma garoazinha é suficiente para regar minhas alegrias!

    ps.[2]: amei sua visitinha 'distraída'!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era (mais) pequena, toda vez que chovia eu colocava roupa de tomar chuva (?) e descia (pra baixo) pra tomar uma boa tempestade lav´alma.
    Depois eu subia (pra cima) e tomava um belo banho quente!
    Tempos felizes de falta do que fazer!
    Hoje o que faz falta é aquilo que eu fazia quando não tinha mais o que fazer!
    Podia chover mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. a.mei seu blog!

    Eu quase fui levado pela última chuva. Uma avenida da minha cidade ficou lá pelos 40 centímetros de altura, eu de carro procurando meu namorado num ponto de ônibus. Não foi nada tranquilo como são as outras vezes que chove, e eu geralmente estou aqui, em frente o computador, pensando quase as mesmas coisas que você...

    PS: obrigado pelo comentário! Vou passar aqui com mais frequência, gostei muito dos seus devaneios. Pode deixar, não vou cobrar nenhum sentido. rs

    ResponderExcluir
  6. Onde moro, chove bastante, e geralmente, antes da chuva, fica bem quente, aí vem a chuva e deixa tudo friozinho.

    Gosto da chuva por isso, fica friozinho depois...

    ResponderExcluir

Devaneie.