24 de março de 2009

escolha

es.co.lha

sf (der regressiva de escolher) 1 Ato ou efeito de escolher; seleção, classificação. 2 Aquilo que se escolhe. 3 Discernimento. 4 Grãos de café, de cereais etc., de qualidade inferior, que ficam após a seleção dos melhores. Var: escolhimento.

Fazemos mais escolhas que gostaríamos. Algumas inconscientemente, outras que mesmo depois de terem sido feitas, perpetuam em nossa mente.

Algumas escolhas são feitas em frações de segundo. Como escolher o João e não o Dudu pro time de futebol na 6a série, diminuir a velocidade no semáforo amarelo, dormir mais cinco minutos e deixar de usar camisinha somente aquela vez.

Outras escolhas demoram alguns minutos. Choramingar mais pela boneca, blusa azul ou a amarela, comprar o livro novo da Nora Roberts e dar chance para o rapaz que não para de olhar para cá.

Existem também as escolhas "fundamentais". Aceitar o emprego X e não o Y, comprar um apartamento pequeno no centro e não uma casa maior afastada e assumir que não se lembra do que falava há três minutos.

Quais escolhas mudaram a sua vida? É excentricidade achar que só suas escolhas fizeram a sua vida assim como é?

João ainda acha que joga melhor futebol e se diverte com o sobrinho aos domingos, filho de mãe adolescente.

Joana conheceu Dudu, um rapaz encantador na livraria, que reparou nela pela blusa azul que combinava com seus olhos.

E você nunca saberá se fez a escolha certa ao escolher essa profissão.

Escrever um blog foi uma escolha. Parar de escrever nele também será, um dia.

Não sei se há sempre uma escolha, uma alternativa. Possuímos valores que podem nos impedir determinadas atitudes. Mas tais julgamentos também foram uma escolha.

As vezes gostaria que nenhuma escolha minha fosse mais difícil do que decidir entre pirulito de maçã verde ou o de tutti frutti. As vezes gostaria de escolher no lugar dos políticos. As vezes gostaria que decidissem por mim. Porém essa decisão é, invariavelmente, outra escolha.

Qual a sua escolha agora?

2 comentários:

  1. Tive uma escolha bem parecida com a sua hoje. Aliás, como sempre taguei o seu blog no meu post!

    ResponderExcluir
  2. N.


    Logo depois do teu comentário (que adorei!) eu completei o poema de ontem. Se puder, volte a comentá-lo.


    Abraços, flores, estrelas..

    ResponderExcluir

Devaneie.