14 de outubro de 2009

Espelho

es.pe.lho
(s. m.) 1.Objeto de vidro ou de metal polido que reproduz nitidamente as imagens que o defrontam. 2. Qualquer superfície lisa, que reflete a imagem dos objetos. 3. Fig. O que revela ou reproduz. 4. Coisa digna de se imitar; exemplo, modelo.

o que o espelho espelha?
o que o espelhado espalha?

Acredito que a maioria se olhe no espelho diariamente. Mas não tenho certeza se todo mundo vê algo de fato. Eu mesma raramente me vejo. E quando acontece, me surpreendo.
O espelho, para um tolo, reflete só a superfície que qualquer desconhecido veria ao olhar você. Porém quando olhamos nosso próprio reflexo vemos na pele as consequencias das nossas escolhas. Cada espinha ou gordurinha, um excesso de guloseima. Cada fio branco, uma vida que passa que podemos estar ou não aproveitando. Cada olheira um problema que não nos deixou dormir.
Gostemos ou não, só a gente sabe o que vive. Só a gente sabe o que dá vida aquilo que o espelho nos devolve.

Passo dias sem me ver no espelho. Olhando apenas para ver se ainda tem pasta de dente no canto da boca.
Medo de ver o que o espelho espelha?

As vezes me vejo no espelho e sinto saudades de mim ou tristeza por mim. Saudades do que eu era e tristeza do que eu poderia ser. Mas o espelho é justo e cruel. Mostra apenas a realidade.
Posso, as vezes, mudar o visual, por um sorriso no rosto, e parecer diferente. Mas é uma farsa. Aquele que não me conhece (e até mesmo os que me conhecem) me olham e vêem o que querem ver. O que eu quero que vejam.
Mas o meu reflexo só eu vejo.
O espelho sabe o que eu espelho. Eu sei o que espalho.

2 comentários:

  1. Que justiça é essa que se mostra absolutamente invertida? Crueldade às avessas pode ser bondade?

    Que realidade é essa que se mostra onde minha esquerda é ao mesmo tempo minha direita à minha esquerda?

    Um espelho, de fato, reflete mais que a superfície defronte. O importante é sabermos mais o que espalhamos que o espelho sobre aquilo que trocamos de lado.

    besos

    ResponderExcluir
  2. "A mentira é uma princesa cuja beleza não gasta e a verdade vive presa no espelo da madrasta."

    ResponderExcluir

Devaneie.