16 de abril de 2009

última que morre

esperança
es.pe.ran.ça
sf (de esperar) 1 Ato de esperar. 2 Expectativa na aquisição de um bem que se deseja. 3 Aquilo que se espera, desejando. 4 A segunda das três virtudes teologais, simbolizada por uma âncora ou pela cor verde. 5 Entom Nome comum a vários gafanhotos, da família dos Tetigonídeos, os quais possuem asas anteriores verdes, antenas setáceas, geralmente muito mais longas que o corpo. Apresentam o fenômeno do mimetismo. Antôn (acepção 1): desespero. E. em verde: esperanças de realização duvidosa.

Todo mundo já ouviu o ditado "a esperança é a última que morre". Todo mundo já fingiu que riu da piada "esperança é que nem sogra".
Mas eu acredito que a esperança se perde muito antes de várias coisas. Na realidade desconfio que na maioria das vezes só criança, torcedor fanático em copa do mundo e tolos possuem esperança.
O esperançoso está terrivelmente fadado a decepção. Por mais que a pessoa diga "tenho fé de que vai dar certo", ela sempre se prepara para o pior.

Não concordo com meu companheiro Michaelis. Esperança não é antônimo de desespero. Para mim é mais o contrário de aceitação. Quantos são aqueles que não têm mais perspectiva de melhora e simplesmente se conformam? Vivem como os alcóolatras: um dia de cada vez. Sobrevivendo.

Os sonhos ficaram, quase totalmente, para as crianças. E para os tolos.
Talvez por isso tenha começado um blog paralelo, escrito por uma criança.

As vezes sou melancólica demais. As vezes tenho asas nos pés.
Sou dona de uma esperança desconfiada, e a certeza de que minha sogra não vai morrer por último.

2 comentários:

  1. Nossa...
    sem palavras
    fico aqui com minhas reflexões

    Parabéns
    ;)

    ResponderExcluir
  2. a esperança se perde, quando se a tem para perder...

    Ou ainda, quando se tem algo para ter esperança sobre...

    beijo!

    ResponderExcluir

Devaneie.