20 de abril de 2009

Política

po.lí.ti.ca
sf (gr politiké) 1 Arte ou ciência de governar. 2 Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. 3 Prática ou profissão de conduzir negócios políticos. 4 Conjunto dos princípios ou opiniões políticas. 5 Astúcia, maquiavelismo. 6 Cerimônia, cortesia, urbanidade. (...)

As vezes me pergunto o que diabos é política (ou que negócio do diabo é essa tal de política).
Sim, eu estudo política mas não sei dizer o que ela é. Não, pelo menos, de forma clara, objetiva e, principalmente, breve.

Poderia citar diversos nomes importantes da política e por frases interessantes dos mesmos. Mas isso não diria o que eu vejo como política.
Tanto faz o que os outros acham da política, e principalmente, que Deus ou o Diabo me perdoem, aqueles que já partiram dessa para uma melhor.

Talvez seja, inclusive, uma perda de tempo tentar definir a política, já que tantos fizeram e nada mudou no curso da história. Enfim, falar de política é fácil, difícil é mudá-la.

Como esse blog não vai mudá-la, vou então só me distrair falando dela.
É política o horário eleitoral e é política abaixar o som depois das 22 horas.
É política votar consciente e não conscientemente.
É política ouvir a discussão entre os filhos. (Haja diplomacia!)

Diplomacia, aliás, está intrínseca na política. A malandragem, espero, que não.

Não acredito num mundo sem política. Ela é tão elementar quanto o ar. Tampouco acredito na sua importância. Afinal, quantos se importam?
Se não se importam, não há importância. Por mais importante que seja. (Que paradoxo!)

Talvez política, afinal, seja isso: um paradoxo.
Provavelmente não. Mas talvez sim.
Prefiro concluir que discutir política é que nem discutir religião e futebol. Não existe consenso e todo mundo é parcial.

Quem sabe um dia eu fale sobre Deus?
Bom, acho melhor não.

12 comentários:

  1. O ser humano é, intrisicamente, um ser político.

    Obrigado pelo comentário no meu blog, é raro ver alguém que realmente leu e que fez um comentário inteligente sem se restringir ao trivial

    Sucesso ai para vc.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em número e grau com a primeira frase de Lemon blog.

    Entendi a sua curiosidade e confesso que estou maravilhada com o seu blog. Ele é muito rico.É de um bom gosto e, de uma riqueza instrutiva impar. Vc consegue prender o leitor.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de colocar o link do meu blog compartilhado...rs

    http://palavrasdevaneios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É só lembrar a denominação que Aristóteles deu ao homem: "Zoo Polítikon"... Ele sabia das coisas.
    ______
    How did you discover my useless blog? ¬¬"

    ResponderExcluir
  5. Dizer que poucas vezes eu vi um texto sobre política tão atraente seria patético. O mais sábio é dizer que é algo tão raro e escasso quanto diamantes. Para além disso, há uma enorme corrente no senso comum que não faz mais do que estereotipar a política como o ponto máximo de corrupção e falta de ética para, assim, banir o debate para baixo do tapete. Muitas vezes já me senti tentado a escrever um texto que refute essa visão e mostre a política como algo necessário. De uma interminável andança pela internet, encontrei seu blog e esse texto. Alívio e alegria foram os sentimentos. Bom saber que ainda há quem vê a política fora do senso comum e consiga debatê-la, mesmo sem uma "definição". Entre aspas porque acredito que mesmo assim, seu texto já encerra uma ideologia política de uma forma ou de outra. É a contradição latente que dá forma à atividade política. Não fossem as diferenças sociais e as tendências diversas da sociedade ela não existiria. Daí a necessidade de uma redescoberta da política. É necessário retirar a política do pedestal intocável no qual ela foi posta. Todos somos seres políticos e nossa atuação a partir disso é inevitável. "Não existe consenso e todo mundo é parcial". E viva a democracia (que coitada, mal começou a andar e ainda nem fala).

    Fico por aqui. Se deixar eu falo de política a vida inteira e o comentário não termina nunca. Parabéns pelo texto e pela idéia bem original do blog.

    ResponderExcluir
  6. O ser humano é, intrisicamente, um ser político. [2]

    Concordo em genero, numero e grau!
    Parabens memso pelo texto!
    Poucas pessoas se preocupam com politicas e derivados por simplesmente acharem 'assuntos chatos'.

    Parabens mesmo!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. vou ser sincero!
    não li nem metade do post, não é um assunto que me agrada muito... Enfim.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Hey,Eu sou o Jheison do blog “Adolescente Prematuro”... Você me perguntou como participar do concurso “Melhor Texto”...

    Bom, para participar é bem simples, você deve apenas escrever um texto de qualquer categoria e tamanho no mês de abril (01/04 a 30/04)... o texto tem que ser de tua autoria e postado em seu blog dentro do mês de abril.

    Como será a seleção dos melhores textos: eu irei procurar pela internet( comunidades de Orkut, diHITT etc.)... eu irei procurar vários blog, os 5 melhores texto estarão ganhando o selo deste concurso.

    Para aumentar sua chance, seja meu seguidor... Assim será mais fácil de eu encontrar teu blog e ler teus textos...

    Qualquer duvida me procure ^^

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. o homem é um ser político! fazemos política sempre, politicagem talvez.

    a política pra minha é sonho (eu tenho um sonho!), é mudança, é quebra de paradigma. basta lutarmos pra isso!

    ResponderExcluir
  11. Muito se engana vc de achar que seu blog não vai ajudar a mudar a política. A política só muda quando as pessoas discutem nas ruas, disutem nos blogs, em fim, quando as pessoas se apropriam dela. Reflexões como a sua só ajudam a quebrar paradigmas e aproximar as pessoas da política da vida!

    ResponderExcluir
  12. Não acho que política é algo que não deve ser discutido ( como a Religião e Futebol )!
    O problema é que as pessoas não sabem discutir tal assunto. Na maioria das vezes que falo com alguém sobre política, vejo claramente a falta de informações que as pessoas possuem por tal assunto - sem contar a falta de interesse também -. Política deve ser discutida sim! Porque na hora de meter o pau em todos os políticos, não faltam palavrões, mas para discutir sobre o tema - principalmente antes das eleições - falta interesse.

    ResponderExcluir

Devaneie.